Dia Mundial do Design de Serviços
Hoje, dia 1º de junho, comemoramos o Service Design Day, um dia dedicado para celebrar o Design de Serviço no mundo!
Mas afinal, o que é DESIGN DE SERVIÇOS?
Design de Serviço é essencialmente sobre o cliente!
O Design de Serviços projeta soluções para resolver os problemas das pessoas levando em consideração também a experiência que elas terão, seja utilizando um produto ou um serviço.
Um projeto de design de serviço coloca o cliente no centro de qualquer intervenção. Entender o cliente e projetar uma melhor experiência a ele são aspectos centrais de qualquer projeto de Design de Serviço.
E todas as empresas que produzem bens de consumo ou oferecem serviços podem usufruir dessa abordagem, afinal, todo bem ou serviço se propõe a solucionar um problema para as pessoas. Ou pelo menos, deveria.
Sendo assim, o Design de Serviço atua em tudo que for possível para garantir que o cliente terá acesso à uma experiência que considere relevante e que traga resultados para a organização que a disponibiliza. Seja ajustar processos, criar um novo produto mais alinhado às necessidades do cliente, disponibilizar um novo canal (como um aplicativo) ou até mudar a disposição do balcão de atendimento. Ou ainda, a possibilidade de reinventar todas essas relações.
“Tudo o que acontece em uma organização deveria estar conectado a como ela gera valor aos seus clientes” - Luis Alt, fundador e responsável pela operação brasileira da Livework, a primeira e maior consultoria de Design de Serviço do mundo.
Soluções de problemas, bons produtos e bons serviços, centrados nas necessidades humanas não surgem por acaso. Precisam ser projetados!
Sou fascinada pelo potencial do design para impactar os negócios! E é por isso que as abordagens de Design Thinking e Design de Serviços e o jeito de pensar dos designers estão presentes em todos os meus trabalhos e em todos os projetos que realizamos pela @confio.cde 💙
Por um mundo com negócios e serviços melhores para as pessoas, para as empresas e para o planeta!
Sobre a autora.
Comments